domingo, 25 de dezembro de 2011

Forum delibera para 2012


ATA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Belém, 20 de Dezembro de 2011.
Relatoria pela Secretaria Executiva do FPES.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

15 de dezembro



Hoje é o Dia da Economia Solidária: 2011 foi um ano histórico para o movimento, veja o que foi feito!

O ano de 2011 marcou todo o movimento nacional de economia solidária, demos um grande passo para o fortalecimento da identidade desta alternativa política, econômica, ambiental e social pela construção de um outro mundo e uma nova sociedade: justa, solidária, autogestionária e sustentável. Atividades de várias dimensões ocorreram e estiveram relacionados na maior divulgação da economia solidária na sociedade e junto ao poder público federal e locais, no avanço de diversas iniciativas produtivas e educativas, e ainda, no maior diálogo e construção conjunta com outros movimentos sociais.

Este ano consolidou certezas e desafios para o movimento no país, que estão expressados na construção da V Plenária Nacional de Economia Solidária, cujo tema é "Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável", e em seus objetivos de consolidar o movimento de economia solidária e ampliar os diálogos, articulações e convergências com outros movimentos sociais. 2012 já têm um caminho desenhado que o movimento aprofundará para o próximo período.

Nesta rápida retrospectiva do ano de 2011, trazemos os fatos e atividades destacadas em três grandes blocos de pautas: do movimento de economia solidária, com outros movimentos sociais nacionais e internacionais e com o Estado.

Boa leitura e comemorações no Dia Nacional da Economia Solidária!


 
Pautas do movimento de economia solidária

2011 foi um ano em que o movimento de economia solidária esteve muito ativo, com pautas internas relacionadas às dinâmicas e atividades dos fóruns locais, empreendimentos de economia solidária, entidades de apoio, rede de gestores, entre outros; além das pautas externas com o governo e com parceiros.

Image

As inúmeras atividades promovidas local e nacionalmente conseguiram fazer fluir os assuntos de debate da esfera local à nacional e da nacional à local, o que fez fortalecer a comunicação nas instâncias do FBES. Como exemplo, de forma recente o FBES lançou chamadas para inscrição em atividades, encontros e seminários e indicação de membros para compor Grupo de Trabalho.

Outra iniciativa importante, foi a recente criação de um Fundo Solidário pela Coordenação Executiva do FBES, que também têm o objetivo de incentivar esta organização das finanças solidárias pelos diversos fóruns locais do país.


saiba mais...