quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fórum Paraense terá sua história contada por quem fez e faz a Economia Solidária acontecer no Pará 


O Professor Diego Maués, coordenador de estágios da Faculdade da Amazônia(Faam), a acadêmica de administração Silvia Lavrini, que cumprirá estágio no Fórum Paraense de Economia Solidária e Gercina Araujo da coordenação do FPES, reuniram nesta segunda, 27 de fevereiro de 2012, para detalhar os termos da parceria para o levantamento do histórico do Fórum. A coordenação será do FPES, o apoio operacional será do ISSAR(Inst. Saber Ser) e o orientador técnico será o Prof. Arroyo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Convite
Companheiros e Copanheir@s!!! da Economia Solidária do Pará em especial Belém
É com imensa alegria que convidamos a todos e tod@s  empreendimentos, movimento, entidades de apoio, gestores e militantes  da  Economia Solidária no Estado do Pará.

Estaremos  realizando uma reunião  para criação do Conselho Municipal  de Belém.
Dia: 24 de fevereiro de 2012
Local: Colégio Nazaré Auditório B
Horário:das 9:00 ás .12:hs 
Aguardamos a presença de todos  e tod@s!!
Abraços Solidários !!!
Coordenação Executiva  do Fórum Paraense  de Economia Solidária

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012



FÓRUM PARAENSE DE ECONOMIA SOLIÁRIA FAZENDO HISTÓRIA...


 EM UNANIMIDADE, CÂMARA DOS VEREADORES APROVAM O PROJETO DE LEI  DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM BELÉM

Na sessão ordinária da manhã do dia 06, os vereadores aprovaram, de forma unânime, o projeto de lei que institui em Belém o Programa Municipal de Economia Solidária, de autoria do vereador Otávio Pinheiro (PT). Como projeto de lei, os empreendimentos solidários passam a ter um diálogo formal com o município, e assim, adquirem um caráter legal para poderem comercializar os seus produtos.
Para Maria Gercina coordenadora do Fórum Brasileiro e Paraense de Economia Solidária que encaminhou o projeto de lei, ressaltou que “agora os empreendimentos solidários passam a ter um diálogo formal com o município, e assim, adquirem um caráter legal para poderem comercializar os seus produtos”. O projeto visa prestar assessoria aos empreendimentos, da criação à formação. E ainda estabelece que a Prefeitura de Belém fique responsável pela compra de 30% dos produtos dos empreendimentos da economia solidária.
A CAMINHADA DO PROJETO DE LEI.
No dia 15 de março de 2011, a Câmara Municipal de Belém em Sessão Especial Gercina Araújo representando o Fórum Paraense e João Claudio Arroyo, representando o Fórum Brasileiro de economia Solidária, na época entregaram ao vereador proposta de Lei Municipal de Ecosol para Belém, capital que, desde 2000, através do Banco do Povo tem sido palco de grandes avanços da Economia Solidária.
A Câmara Municipal de Belém abriu uma Sessão Especial sobre Economia Solidária proposta pelo ver. Otávio Pinheiro. Na ocasião, Gercina Araújo representando o Fórum Paraense e João Claudio Arroyo, representando o Fórum Brasileiro de economia Solidária, entregaram ao vereador proposta de Lei Municipal de Ecosol para Belém, capital que, desde 2000, através do Banco do Povo tem sido palco de grandes avanços da Economia Solidária..A sessão contou com a presença de 80 empreendedores e militantes da ECOSOL.
Na apresentação da proposta de lei municipal, elaborada por comissão do FEPS, Arroyo explicou que a proposta tomou como inspiração a lei municipal de Londrina e que consiste em uma peça jurídica que articula várias dimensões das experiências de como o Conselho Municipal, o Centro Público municipal, o Crédito, o destaque para a juventude e a transversalidade da proposta, que atravessa outras políticas com destaque para a de educação.
Arroyo destacou que um dos pontos mais polêmicos para a aprovação das leis municipais é a criação do fundo específico para a economia solidária. Mas que no caso de Belém esta dificuldade não deve acontecer porque Belém já criou em 2000 o fundo Ver O Sol, que já foi criado tendo a Economia Solidária como principal objetivo.