quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Relatório da Reunião do FPEPS de setembro 2011


A Reunião do Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária teve início  às 9:20 da manhã do dia 14 de setembro de 2011 .Iniciou com a fala de Maria Gercina Araújo, coordenadora estadual do Fórum Paraense de EcoSol que apresentou os seguintes assuntos da pauta a ser trabalhada.
1.    O Seminário do Comercio Justo de Economia Solidária;
2.    Oficina do Plano Político Pedagógico do CFES;
3.    Preparação do Encontro Estadual , Plano de Trabalho 2011/2013 do FPEPS  e a Nova Coordenação Nacional do FBES;
4.    Campanha pela Lei da Economia Solidária;
5.    Entidades Nacionais que participam e contribuem com o FPEPS.


1. Foi colocado que o seminário do Comércio Justo, o PPP e o Plano de trabalho junto com a eleição da nova coordenação acontecerão durante o Encontro Estadual de Economia Solidária do Pará, nos dias 29,30/9 e no dia 01/10 no auditório da  secretária do trabalho SETER/Decosol situado na Av: Almirante Barroso, próximo a sede da CNBB.
2. O CFES propôs que seria necessário dois dias de oficinas do PPP, ficando certo que o primeiro encontro será no dia 30/09 e o segundo ficaria para 28/10. O CFES disponibilizará o almoço do encontro durante os três dias do encontro, 29, 30.09 e 01.10, para 50 pessoas.
3. Para que todos possam participar como um Encontro que seja marco histórico e democrático nas eleições da nova CoordenaçãoEstadual/ Nacional, todos deverão preencher o termo de Adesão ao FPEPS, a disposição no blog do Fórum e contribuir com o valor de 5,00 reais no caso empreendimento e 10,00 entidades de apoio e enviar uma carta de pretensão para disputar a eleição da  nova coordenação Estadual/Nacional. Todos estes documentos tem que ser encaminhados para o email do FPES até o dia 27/09 – forumparadeecosol@hotmail.com
Para participar do termo de adesão, pessoas militantes e simpatizantes da Economia Solidária poderão participar basta acessar o termo no blog do fórum: www.forumparaensedeecosol@blogsport.com
Na reunião tiramos algumas entidades de Apoio e Empreendimentos de ecosol que poderão contribuir para o Encontro Estadual de Economia Solidária.
ITCPES, Marista, ISSAR, UNISOL, AMAZONIA DESIGN,  100% AMAZONIA, RECID, UFRA, DECOSOL, CARÍTAS, COPESEG, REDE DE QUILOMBOS DO PARÁ e REDE BRAGANTINA.
4. Quanto a Lei de Economia Solidária foram distribuídos materiais  como cartilhas, adesivos , folders e formulários para as entidades de Apoio e empreendimentos que estavam presente.
Foi sugerido pela senhora Heloisa, do Colégio Marista, uma grande mobilização no dia do plebiscito que acontecerá em dezembro pela Divisão do Pará. Foi colocado que já tem algumas instituições de ensino superior em campanha pela Lei de Ecosol Nacional.
5. Quanto às entidades que participam e apóiam o Fórum Paraense de Economia Paraense.
As entidades de Apoio Nacional que mais participaram, atuaram e contribuíram no trabalho que o FPEPS vem realizando, foram o ITCPES e  o Marista quem mais contribuíram e que ainda participam de tudo que FPEPS vem precisando. A Cáritas ultimamente vem contribuindo com Fórum também, portanto na reunião foi apontado apenas três entidades que estão intimamente ligadas ao FPEPS.
- MARISTA
- ITCPES
-  CÁRITAS
A Representante da ITCPES Bárbara que estava presente na reunião falou deverá  FPEPS abrir um LINK de informação no Blog para todas as entidades de Apoio de Ecosol, para mostra e informar, colocar seus endereços  contatos e suas atividades que vem sendo desenvolvidas com relação a ecosol no Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário