segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Relatório Oficial


ENCONTRO DO FÓRUM PARAENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Belém 01 de 0utubro de 2011

Nova coordenação estadual do FPEPS


No dia 01 de Outubro de 2011 no Auditório da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda-SETER ocorreu o Encontro do Fórum Paraense de Economia Solidária, contando com cinqüenta participantes distribuídos nos três segmentos (empreendedores, entidades de apoio e fomento e gestores). Os objetivos do encontro foram: fazer o Planejamento do Fórum Paraense de Economia Solidária bem como eleger a nova coordenação do mesmo para o triênio 2012-2014.
No primeiro momento Lindomar Silva conduziu os trabalhos em grupo relacionados ao planejamento do Fórum através de seis questões norteadoras: Onde estamos?, Onde precisamos estar?,Prioridade (urgências)?,O que queremos alcançar?,O que vamos fazer?, Quem são os Responsáveis?. Após as discussões os grupos socializaram com todos suas respostas.
No que consiste a primeira pergunta, os grupos verbalizaram que estamos consolidando o movimento de economia solidária e em um processo de construção há 12 anos, mas falta infra-estrutura para fortalecer essa construção. Ressaltaram ainda que é necessário fazer o resgate da  história do Fórum Paraense desde quando foi fundado em 2003, fazendo a memória dessa luta. Outros participantes disseram que estamos no inicio de um processo e nos fortalecendo e que este é o momento de darmos um salto na organização, através da inclusão dos jovens nesse movimento. Foi enfatizado ainda que estamos caminhando para a consolidação de uma economia solidaria unificada,mas,precisamos caminhar para uma unificação dos municípios, regiões, territórios e estados.
       Na segunda questão (Onde precisamos estar?) os participantes enfatizaram que se faz necessário sair da região metropolitana e organizarmos fóruns municipais e regionais juntos aos empreendedores solidários que estão fora da articulação do Fórum Paraense, bem como organizar o planejamento  estratégico do movimento de economia solidária no Pará, pois, devemos estar fortalecidos tendo estruturas próprias e consolidarmos as leis colocando-as em pratica. Enfim, devemos estar interligados e legitimar o Conselho Estadual de Economia Solidária.
     Com relação às prioridades foi ressaltado pelos participantes que se faz necessário discutir os objetivos do Fórum, ampliando esta discussão para outros atores e atrizes do movimento de economia solidária. Outra ação prioritária ressaltada foi o resgate dos documentos  do FPES ( carta de princípios, resoluções e outros documentos). Foi reafirmado o trabalho de resgate do Conselho Estadual de Economia Solidária. Uma coordenação fortalecida do FPES e a organização das entidades em rede (empreendimentos, entidades de apoio, gestores), foram outras prioridades ressaltadas pelo grupo, assim como a criação de uma central de comercialização. Ainda nesse ponto foi colocada pelo grupo a necessidade de uma secretaria operativa para massificar a idéia da economia solidária. Outras prioridades ressaltadas foram: a aprovação da Lei Nacional de Economia Solidária, arrecadação de assinaturas no abaixo assinado, inserção da Economia Solidária na grade curricular das escolas, organização das nossas entidades, redes, universidades, organização do fórum estadual, ou seja, fazer com que ele abranja o estado todo a fim de agregar novos grupos aos projetos.
     No quarto ponto de discussão (O que queremos alcançar?) as contribuições foram no sentido de ampliar o espaço do Fórum Paraense de Economia Solidária, estadualizando suas ações. Ressaltou-se ainda importância do papel da coordenação no sentido de fortalecer os espaços do movimento e economia solidária como, por exemplo, fomentando a criação de Fóruns Regionais e Municipais. Outro fator importante ressaltado nesta questão foi relacionado a nossa representatividade nos espaços, e que devemos exerce-la com força e espirito jovem assim como o Fórum é.
Na questão subsequente (O que vamos fazer?) foi avaliado pelo grupo que se faz necessário fazer uma linha do tempo do movimento de economia solidária e do FPES, bem como a elaboração de um projeto politico pedagógico estrutural e sustentável. Foi ressaltado ainda que é primordial incidirmos nas agendas dos governos, nas políticas publicas de ecosol e a socialização de todas as informações, foi mencionado ainda que precisamos nos doar de forma intensa para que o movimento seja respeitado pelo exemplo de solidariedade de seus membros.
No ultimo ponto de discussão, que os responsáveis por essas mudanças são todos os que fazem  parte do movimento de economia solidária, como: a coordenação do Fórum, as  coordenações municipais e regionais, a criação de uma comissão para ajudar na preparação de plenárias, as entidades de apoio, empreendedores, gestores e entidades parceiras a responsabilidade, ou seja, a responsabilidade  é de todos/as os/as atores/atrizes que fazem a economia solidária no estado do Pará.
Finalizada as exposições dos grupos o coordenador das atividades do dia passou para o segundo momento, que foi a eleição da nova coordenação do Fórum Paraense de Economia Solidária. Nesse momento houve uma reflexão acerca da legitimidade do processo, pois, a empreendedora Joana Mota ressaltou que não foram feitas plenárias regionais preparatórias para a referida eleição, o que foi contestado por alguns membros da plenária que verbalizaram o esforço feito para estarem presentes naquele momento e que a chance não deveria ser desperdiçada, já que estavam presentes varias regiões do estado. Após debates acerca da questão a plenária votou a favor de se fazer o processo eleitoral para a nova coordenação do Fórum. Sendo assim os participantes foram divididos em quatro grupos: empreendimentos da aérea urbana, empreendimentos da área rural, entidades de apoio e fomento e gestores. Ao final os representantes da nova coordenação do Fórum Paraense de Economia Solidária foram apresentados à plenária. Pelas entidades de apoio e fomento ficaram como titulares: Caritas-Lindomar Silva e RECID-Luiz Dantas, tendo como suplentes: Escola Marista Champagnat de Belém - Heloisa Pantoja e BPW-Monica Oliveira.
No segmento de gestores ficaram como titulares: Prefeitura Municipal de Xinguara - João Batista e Prefeitura Municipal de Jacundá - Maria Dalva da Cruz Luz. Ressalta-se que não houve suplentes, pois, só havia na plenária os dois representantes acima mencionados.
No segmento dos empreendedores rurais ficaram como titulares a Rede Capim-Marcos Wesley e AASCC- Juciara Maria. Na suplência ficaram: COOMAC –Daniel Guimarães e Fundação Bom Samaritano-Maria de Jesus da Silva. E finalmente representando os empreendimentos da área urbana foram eleitos como titulares Amazônia Design-Maria Gercina e 100% Amazonia- Vera Grete, tendo como suplentes APC-José Oeiras e Luniere- Claudio Antonio.

Para concluir o processo eleitoral foram eleitas as entidades que representarão o Fórum Paraense na Coordenação Naciolao, foram eleitos:Lindomar Silva (Caritas), tendo como suplente Luiz Dantas (RECID), no segmentos de entidades de apoio e fomento. Representando os empreendimentos da zona rural foi eleito Marcos Wellington (Rede Capim) tendo como suplente Juciara Maria (AASCC) , e para concluir o processo foram eleitos como representantes dos empreendimentos da área urbana Maria Gercina ( Amazônia Design) tendo como suplente Vera Gorete (100% Amazônia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário