sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Encontro Estadual de economia Solidária




O segundo dia do Encontro Estadual do Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária, iniciou o debate sobre o Plano Político Pedagógico(PPP) do Centro de Formação em Economia Solidária(CFES Amazônia). Sob coordenação da Incubadora de Cooperativas da UFPA, que coordena o CFES Amazônia, os participantes do encontro puderam refletir sobre sua identidade como amazônida e paraense no contexto do movimento de economia solidária.

Outro ponto que mereceu profunda reflexão foi "O que é Economia Solidária no Pará?", "Que natureza de sociedade orienta nossos passos?" e "Qual o papel da Economia Solidária na construção de uma nova sociedade?". Os debates aconteceram com grande participação e com elevada elaboração.

No dia anterior, 29.09, o Encontro Estadual de Economia Solidária foi lugar para o Seminário sobre Comércio Justo e Solidário, que sob coordenação do IMS(Instituto Marista de Solidariedade) com muita competência conduziu os trabalhos para a clarificação dos conceitos e a construção de estratégias.

O encontro que conta com representantes de quase todas as microregiões do estado, conta com a participação de mais de 50 pessoas e terá amanhã seu ponto mais importante.

Neste 01.10.2011, o Encontro Estadual de Economia Solidária no Pará será encerrado após a construção coletiva do Plano de trabalho para os próximos 3 anos, 2011 - 2014. E, a escolha democrática dos novos coordenadores estaduais que também representarão o fórum estadual na coordenação nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

De longe, está sendo o encontro mais participativo, com maior representatividade e com mais apoio institucional que já se realizou no Pará. As expectativas é que a nova coordenação surja de um debate honesto e fraterno para que todos possam crescer, com humildade, dando a sua contribuição.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Relatório da Reunião do FPEPS de setembro 2011


A Reunião do Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária teve início  às 9:20 da manhã do dia 14 de setembro de 2011 .Iniciou com a fala de Maria Gercina Araújo, coordenadora estadual do Fórum Paraense de EcoSol que apresentou os seguintes assuntos da pauta a ser trabalhada.
1.    O Seminário do Comercio Justo de Economia Solidária;
2.    Oficina do Plano Político Pedagógico do CFES;
3.    Preparação do Encontro Estadual , Plano de Trabalho 2011/2013 do FPEPS  e a Nova Coordenação Nacional do FBES;
4.    Campanha pela Lei da Economia Solidária;
5.    Entidades Nacionais que participam e contribuem com o FPEPS.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rumo ao Encontro Estadual


O Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária convida todos os empreendimentos de Economia Popular e Solidária, entidades de Apoio de Ecosol e gestores públicos da Rede de gestores, para reunião  que acontecerá dia 14\09\2011 a partir das 8:30 h00min no Colégio Nazaré, no auditório Áudio B.
Pauta
-Preparação do encontro estadual do Fórum Paraense de Ecosol
- Seminário sobre Comércio Justo sob coordenação do IMS
-Plano Político Pedagógico do CFES
- Plano de trabalho 2011/ 2013 e a Nova coordenação Nacional do FBES
- Campanha Pela Lei da Economia Solidária – Iniciativa Popular para um Brasil Justo e Sustentável.
A sua presença é muito importante para o desenvolvimento da Economia Solidária.
Att,
Coordenação  FPES

Informes

1) A X Reunião da Coordenação Nacional do FBES determinou que nosso fórum discuta e liste as entidades nacionais que tem participado da construção do Fórum Paraense. Este também será um ponto de pauta na reunião deste dia 14.

2) A Coordenação do Fórum Paraense está propondo que façamos o credenciamento dos participantes do Encontro Estadual com antecedência, para que todos saibam no início do Encontro quem está apto a votar e por que segmento.

3) Este credenciamento deve ser feito mediante o recadastramento no Fórum

4) Além da eleição da nova coordenação estadual, o Encontro deverá discutir e deliberar sobre o plano de trabalho para este novo mandato.

5) O Encontro está proposto para acontecer no final de setembro corrente, mais provável dia 28, 29 e 01 de outubro.

6) O Seminário de Comércio Justo e para definição do Projeto Político Pedagógico do CFES ocorreram dentro do Encontro.

7) A coordenação está recomendando que todos levem as assinaturas colhidas na Campanha para a aprovação da Lei Nacional de Economia Solidária.