quarta-feira, 6 de abril de 2011


FORUM PARAENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

ATA DA REUNIÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL AMPLIADA


Às 15h do dia 04/04/2011  na Sala de Reuniões do Colégio Marista de Belém, reuniu-se a Coordenação Paraense de Economia Solidária, para realização da Reunião Ampliada do Fórum Paraense de Economia Solidária, a Coordenadora do Fórum Paraense de Economia Solidária Senhora Maria Gercina Araújo,  deu inicio aos trabalhos da  Reunião, os presentes estão relacionados na lista de freqüência. A Reunião teve como pauta os seguintes assuntos:
Pauta:
1 – Votação Regimento Interno.
2 – Votação Contratação Secretária (o) para o Fórum Paraense de Economia Solidária.
3 – Seminário  Estadual Comércio Justo.


Informes:
Sr Luiz Dantas informou sobre o andamento da discussão sobre a Lei Municipal de Economia Solidária  em Belém, que haverá uma reunião na próxima quarta-feira 06/04/2011, para encaminhamentos do ante-projeto da lei municipal de ecosol de Belém.

1-      O regimento interno: Joana Mota alegou que o FPES já possui um regimento e que irá apresentar o mesmo para ser discutido na próxima reunião. Assim, a assembléia decidiu ampliar o prazo para esta definição até a próxima reunião que deverá ser no Seminário sobre Comércio Justo.

2-      Leitura do Edital de Contratação do (a) Secretário(a) com votação e aprovação coma ressalva de que teremos que mudar a data anterior começando á partir do dia 05\04 a data da publicação


3-      Seminário estadual do Comércio Justo:

Sra Eloísa fez uma explanação sobre a formação que houve em Brasília, (IMS), sobre Programa Comercio Justo, onde participaram representando do Para a Sra Eloísa e a Sra Joana Mota. Solicitaram a realização de reunião com a Executiva do Forum para tratar deste assunto.
Foi sugerido pelo Sr Dantas uma reunião no dia 11/04/2011 às 15h, no Colégio Marista para elaborar o plano de ação sobre o Seminário Estadual sobre o Comercio Justo, para ser levado pelas mesmas, para Brasília, no dia 15/004/2011.
Questionado; Sobre  a maneira que foi abordado este tema, a Sra Heloisa e a Sra Joana Mota não apresentaram por escrito ou melhor não fizeram uma sistematização sobre esta formação que aconteceu em Brasília, já com outro modulo para 15 e 16/04/2011.
Onde os Empreendimentos que irão participar deste programa, não foram informados, nem consultados,  e ainda não estão sabendo deste seminário,que está previsto para acontecer em maio,pois para acontecer o seminário terá que haver uma integração com os projetos parceiros e com o Fórum Paraense de Economia Solidária.
Regimento Interno
Questionado pela Sra. Joana Mota que já existe um regimento interno, que foi construído a dez anos atrás, na verdade ela não mostrou este regimento e nenhum dos presente soube afirma a existência deste regimento, foi mostrado uma carta de princípios.



Sra. Gercina, solicitou a Sra. Joana que mostrasse este regimento para, socialização, contribuição e complementação com o que esta sendo construído, para que não haja retrabalho. Conclusão nenhum dos  presentes,soube informar da existência deste regimento.
Foi feito uma leitura do Regimento que esta sendo construído, com participação de todos, para conhecimento e contribuições. O regimento não foi votado esperamos que na oportunidade do seminário do Estadual que irá acontecer em maio seja votado, pois contaremos com  a presença de todos que fazem parte da executiva do Fórum para que haja votação.

Sr Dantas  sugeriu uma reunião com os Conselheiros Estaduais para discutir  o seu papel perante o governo, pois a diretoria de economia Solidária (DECOSOL) já tem uma nova diretora Sra Aline. Marcado para o dia 15/04/2011 às 9h – Reunião com os Conselheiros. No Colégio Marista.

Sra Adriana da ADSMAR informou que no dia 20/04/2011 haverá uma reunião na CNBB, com o conselho gestor do projeto Brasil local com todos os gestores do projeto, Tocantins, Amapá, etc. enviará convocação para participação do FPES.





Nenhum comentário:

Postar um comentário