quarta-feira, 13 de abril de 2011

UM SUCESSO A FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM FLORESTA DO ARAGUAIA DIA 09 DE ABRIL!

Foi um sucesso a Feira de Economia Solidária em Floresta do Araguaia, realizada neste sábado, 09 de abril. Nove organizações de economia solidária de Conceição do Araguaia, Rio Maria, Xinguara e Floresta do Araguaia participaram do evento envolvendo 50 trabalhadores e trabalhadores que divulgaram e comercializaram seus produtos.


Os produtos de artesanatos diversos, culinária regional e agricultura familiar fizeram sucesso junto aos mais de um mil (1.000) visitantes e consumidores, divulgando ótimos produtos, realizando bons negócios. Destaque para o desfile de confecção produzida a partir da Folha de Abacaxi do Grupo Ação Jovem e o suco da fruta do Araçá, produzido pelo Agricultor Agroecológico, Sr. Alair, de Floresta do Araguaia. Também chamou a atenção os lindos móveis produzidos a partir de pneus reciclados.    
Fez parte das atividades da Feira uma palestra e roda de debates, sobre a importância da organização do movimento de economia solidária em cada município, no Sul do Pará e sua contribuição para o desenvolvimento humano e sustentável local e regional, coordenadas por Geraldo Teixeira, Laurindo Matias e o Vereador Ronildo. Houve ainda atividades dos Pontos de Cultura local e Conceição do Araguaia que abrilhantaram o evento com as artes do teatro, música, poesias e danças de capoeira.
Todo esse trabalho é a construção de uma outra economia e uma outra cultura que acontece na região, sem destruir a natureza, gerando e distribuindo riqueza, oportunizando espaços e valorização da criatividade e das artes locais, coquistando e organizando politicas públicas, aprendendo a trabalhar em associações e cooperativas, fazendo a economia e a cultura autogestionária, sem empregados e sem patrões, homens, mulheres e jovens, oportunizando trabalho, renda, cidadania, identidade cultural e felicidade humana. 
As próximas Feiras de Economia Solidária acontecerão até o mês de julho, em Rio Maria, Xinguara e Conceição do Araguaia.  (Texto de Cláudio Elias Marques, coordenação do Projeto Ecosol Sul do Pará).




Nenhum comentário:

Postar um comentário