domingo, 25 de dezembro de 2011

Forum delibera para 2012


ATA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Belém, 20 de Dezembro de 2011.
Relatoria pela Secretaria Executiva do FPES.

Sumário
Presenças.................................................2
Agenda......................................................3
Informes....................................................3
Encaminhamentos...................................4


Presenças



Lindomar Silva/Carítas
Maria Gercina / Amazônia Design
Claudio Antônio/Lumiere
Marcos Wesley /Rede Capim
Maria José/ARTEPAN
Nilza Maria Sena de Alcântara/ ARTEPAN
Rosa Maria A.Silva/ASARTES


Agenda


Manhã 20/12/2011 

Informes /Pauta/Encaminhamentos/Reunião  Governo do Estado / Avaliação e acompanhamento do Mapeamento – IFPA/  criação da Secretaria Executiva – FPES. E outros.

Informes


·        Maria Gersina informou que no dia 19/11/2011 a Deputada Bernadete convocou uma reunião de estreitamento com representantes do governo (Sidnei Rosa e David Leal).
·        Que em 01/12 Maria Gersina/ Amazônia Design e Lindomar Silva/CARÍTASN2 com os representantes do Governo visitaram o Banco Tupinambá (Mosqueiro).
·        Reestruturação do Conselho estadual com a substituição de algumas entidades (ADSMAR, Amazônia Florescer e outros)
·        Agenda com o Governador do Estado.
·        Criação da Secretaria Executiva  e coordenação de  acompanhamento do FPES
·        Reunião de planejamento para 2012
·        Reunião de avaliação IFPA/Mapeamento (Prof. Adebaro)
·        Fazer a chamada para a reunião do conselho.
·        Reestruturação e ocupação  da sala da SUDAN./Resgate de equipamentos (SEFES)







Encaminhamentos
_____________________________________________________

Reunião/Agenda com o Governo
Pontos levantados em debate: Por sugestão dos mesmos e como sinal de que estamos abertos ao entendimento que tem como objetivo o fortalecimento da Economia Solidária. O Sr. Claudio Luniere/ Luniere sugeriu os      representantes da Coodernação Executiva e posteriormente uma rodada de conversa com o coletivo.
Encaminhamentos: Será encaminhada uma agenda e uma provável data a do dia 07/01/2012. Com a coordenação executiva/Secretaria Executiva e coodernação de acompanhamento  
Reestruturação do Conselho Estadual de Economia Solidária
Pontos levantados em debate
·         O sobre a substituição de algumas entidades (ADSMAR, Amazônia Florescer).
·          Para o representante da Carítas Lindomar Silva é importante fazer uma nova Chamada com participação dos mesmos e das possíveis entidades/empreendimentos para a ocupação dos mesmos. Esta seria uma das atividades da secretaria executiva e pauta da 1ª reunião de 2012. Que nesta oportunidade foi escolhido o dia 05/01/2012.
Encaminhamentos 2ª Chamada Reunião do Conselho. Será encaminhado via secretaria executiva FPES emails/fone/correspondências  as respectivas entidades/empreendimentos e terá como data base o dia 05/01/2011 para os primeiros encaminhamentos.
1ª Reunião de planejamento2012 Coordenação Executiva /Plenária FPES – 2012.Levando em consideração a 1ª etapa(01/10/2011).Data 05/02/2012.
             Pontos levantados em debate
·         O movimento de economia Solidária é um processo em construção há12 anos, mas falta infra-estrutura para fortalecer essa construção. Ressaltaram ainda que é necessário fazer o resgate da  história do Fórum Paraense desde quando foi fundado em 2003, fazendo a memória dessa luta. Outros participantes disseram que estamos no inicio de um processo e nos fortalecendo e que este é o momento de darmos um salto na organização, através da inclusão dos jovens nesse movimento. Foi enfatizado ainda que estamos caminhando para a consolidação de uma economia solidaria unificada,mas,precisamos caminhar para Dar prosseguimento  ao planejamento iniciado  através de seis questões norteadoras: Onde estamos?, Onde precisamos estar?,Prioridade (urgências)?,O que queremos alcançar?,O que vamos fazer?, Quem são os Responsáveis?.
·         Faz-se necessário sair da região metropolitana e legitimar o Conselho Estadual de Economia Solidária.
·         Quanto às prioridades foi ressaltado pelos participantes que se faz necessário discutir os objetivos do Fórum, ampliando esta discussão para outros atores e atrizes do movimento de economia solidária. Outra ação prioritária ressaltada foi o resgate dos documentos  do FPES (carta de princípios, resoluções e outros documentos. Secretaria operativa para massificar a idéia da economia solidária.
Encaminhamentos
·         Arrecadação de assinaturas no abaixo assinado, a da lei Economia Solidária.
 Encaminhamentos: Ficou como sugestão que em Janeiro na data do aniversário de Belém /Castanhal e propor na grade mobilização. Esta atividade será articulada pela ARTEPAM Nilza/ Maria Gercina / Amazônia Design/Lindomar/Caritas/Rosa Maria/ASARTES/Maria José/Claudio /LUMIERE/Marcos /Rede Capim.
·         Criação da Secretaria Executiva/Coordenação Acompanhamento  FPES.
             Pontos levantados em debate
Frente aos inúmeros desafios que se vislumbram para 2012, criação dos Gt. de articulação nos municípios, plenárias, criação de Fóruns e conselhos.
Encaminhamentos
Por unanimidade foi aceito o nome de Rosa Maria Alexandre/ASARTES/Castanhal-PA.
·         Reunião de avaliação IFPA/Mapeamento (Prof. Adebaro).
    Pontos levantados em debate

Encaminhamentos: Será apresentado ao representante legal do ministério do trabalho/PA. Em um primeiro momento e na seqüência pelo FPES.

·         Reestruturação e a ocupação da sala da SUDAM/resgate de equipamentos doados ao FPES.
Nesta oportunidade Maria Gercina / Amazônia Design que remanescente da Coordenação passada informou que a mesma estaria à disposição e que o SEFES  teria em seu poder um Not book e data show .
Encaminhamentos. Nesta ocasião foi tirada uma coordenação de acompanhamento destas ações ficando assim: Luis Dantas/RECID, Rosa Maria/ASARTES. Marcos/Rede Capim faríamos primeiros contatos como à coordenação anterior que ainda ocupa a referida sala. Após a reunião a Srª Rosa Maria/Secretaria executiva fez o 1º contato e foi informada de que deveria ser encaminhado oficio ao superintendente informando a nova coordenação com nomes CPF identidade e o cargo que cada um ocupa. Nesta oportunidade a Srª. Joana Mota informou que segunda-feira (26/12/2011) retiraria alguns pertences pessoais e estas informações foram repassadas a Srª Maria Gercina / Amazônia Design via telefone e ao Sr. Marcos/Rede Capim e que só as 4ª feira é possível encaminhar os ofícios nos horários de 08 as 12 e de 14 às 18 horas.Quanto aos equipamentos a Coordenação Executiva Do FPES tomará as providencias cabíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário