segunda-feira, 7 de março de 2011

ATA DA REUNIÃO de 03 de março de 2011 da Coordenação Executiva, Ampliada, do Fórum Paraense de Economia Solidária


Acompanhe as Atas das reuniões do FPES, assim vc fica por dentro do que está acontecendo, o que foi decidido, quem ficou de fazer o que. Tudo com o máximo de transparência. E, se vc quiser se manifestar é só  clicar em COMENTÁRIOS e registrar sua posição ou opinião sobre o que quiser. O FPES é seu. Quanto mais forte ele for, mais forte será vc, seu empreendimento, as entidades, todos e todas nós. Clique abaixo em leia mais e veja a Ata na íntegra.

ATA DA REUNIÃO de 03 de março de 2011 da Coordenação Executiva, Ampliada, do Fórum Paraense de Economia Solidária


A reunião ampliada do Fórum Paraense de Economia Solidária – FPES, iníciou ás 14h39min do dia 03\03\2011 no Colégio Nazará(Marista),  moderada pelos coordenadores do FPES, João Cláudio Arroyo e Maria Gercina Araújo.
Participaram
 – Empreendedores/as: Gercina Araujo, Ma José, Vera Goretti, Ma Carcilena, Nilza Maria, Raimunda Toscano, Erika Costa, Miguel Carvalho, Tulio Monteiro, Maria do Socorro e Ailton Silva
– Entidades de Assessoria: Edinelma Chagas, Conceição Pereira, Armando Lírio, Artur Teixeira, Maria Beatriz, Ketrinne Lopes, Rose Monteiro, Adriana Barros, Bárbara Espínola, João Arroyo, Heloisa Lemos, João Correa, José oeiras e Luana Beatriz.
Informes
- O Centro de Formação de Economia Solidária CFES, trouxe informações sobre o curso de Gemas e Jóias que será ministrado pela incubadora da UFPA oferecendo vagas para serem indicadas pelo  Fórum Paraense de Economia Solidária; O Projeto Brasil Local Feminista de Economia Solidária trouxe informação da articulação do projeto com o Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense em comemoração ao dia Internacional das mulheres na Praça da República no dia 27.02.2011, levantando bandeiras de luta das mulheres  e a presença do Br Local Feminista de economia solidária, o projeto também esteve presente na Audiência Pública pela Passagem do Dia Internacional da Mulher visando discutir o Plano de Estadual de Política Pública Para as Mulheres, Plano de feminização da AIDS e o Plano contra o Tráfico e Violência contra Mulheres e Meninas. A audiência aconteceu no dia02\03\2011 na Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
-A Incubadora apresentou a necessidade de que o Fórum apresente a UFPA, documento  para o Reitor solicitando formalmente a participação da Universidade através da Incubadora, se propondo a auxiliar na elaboração do documento.
-A ADSMAR, informou ao Fórum o término do convênio  ADSMAR\FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL e que  o Banco do Brasil irá fazer uma vistoria do projeto  sendo que parte dos equipamentos  não se encontram na sede original da Ascoop, na Marambaia, conforme exigia o projeto, os mesmos foram  emprestados  para o GMT  e que os mesmos não foram devolvidos até o momento.  A coordenação do FPES recomendou queacontecesse uma reunião de negociação entre as partes diretamente envolvidas com participação de testemunhas para posterior exposição no Fórum.
-Na Pauta da reunião: A reorganização do Fórum Paraense de Economia Solidária, Articulação dos programas de Economia Solidária que estão sendo executado no Estado, As Bandeiras Prioritárias de ES – FBES no Pará em 2011  e o Marco Legal  Lei Municipal de ES em Belém.
Reorganização do FPES
 O ponto começou com uma exposição de contextualização da reunião anterior,  por Arroyo, na qual se verificou a necessidade de reorganização do Fórum Paraense onde ficou decidido que será encaminhado pela coordenação executiva um recadastramento geral dos Membros, tendo sido encaminhada a elaboração de Carta de Adesão, Ficha de cadastro de Membro e proposta de Regimento Interno. Na mesma reunião, foi constituída comissão para negociar com o Fórum de Empreendedores a partilha da chave da sala do Fórum na Sudam, conquistada em 2005 para o FPES, Fórum de Empreendedores e Comitê Cidadania de combate à Fome.
Em seguida, Arroyo apresentou o Blog do FPES www.forumparaensedeecosol.blogspot.com como ferramenta de comunicação aberta entre membros e parceiros do FPES para registrar, de maneira  transparente, as ações da Coordenação do Fórum e de seus Membros. Servindo ainda de mural permanente de eventos e iniciativas de Membros e Parceiros, sendo que os informes deverão ser encaminhados para o email do moderador do Blog no momento, arroyojc@hotmail.com com cópia para o novo email do fórum forumparaecosol@hotmail.com para serem publicados no blog. Portanto, entende-se que a partir daqui além do esforço da Coordenação Executiva para manter a todos e todas bem informados, inclusive das reuniões, feiras e eventos que irão acontecer, também se torna uma obrigação dos Membros a visita diária e regular ao Blog para colher informações, mandar informações e registrar seu posicionamento sobre as questões que desejar, inclusive sugestões e críticas à Coordenação, para que o blog ajude também no amadurecimento das decisões coletivas do FPES, aperfeiçoando nossa democracia interna a medida em que passa a garantir, de fato, o direito de informação e manifestação de todos e todas.
Foi apresentado as proposta pela coordenadora do fórum, Gercina Araújo, da Ficha de Cadastro e da Carta de Adesão que foram reformuladas pelos presentes e aprovadas, como já veiculado no blog do FPES.
A discussão final do Regimento Interno e do Edital de Contratação será no dia 04\04\2011 ás 14h00min no Colégio Nazaré na sala Áudio B e, o prazo para manifestação em relação a estes documentos, já expostos no blog desde a reunião anterior, será até 03\04\2011 sendo o principal instrumento o blog do FPES, mas podendo também ser feito diretamente à Coordenação do FPES, sempre por escrito para a segurança das partes e transparência do processo.
Lei Municipal de Ecosol - Belém
Este ponto contou com a apresentação do histórico dos encaminhamentos na Câmara Municipal de Belém, feito por José Oerias, que propôs que o FPES elaborasse a proposta inicial da Lei para ser apresentada dia 15\03\2011, data da Sessão especial na Câmara de Vereadores de Belém para este fim, solicitada pelo vereador Otávio Pinheiro(PT). Foi então constituída comissão para executar esta tarefa, sendo escolhidos como membros: Prof. Arroyo, Adriana, Oeiras, João Correa, Nilza, Beatriz, Gercina  e Miguel . Entende-se que esta elaboração, a ser apresentada na audiência do dia 15.03, é apenas o marco inicial dos debates, portanto fica garantido a participação de qualquer interessado/a. A data da reunião da comissão será dia 09\03\2011 na Faculdade FAAM, ás 15:00h.
Articulação dos Projetos de Ecosol no Pará
No ponto referente à articulação dos projetos, o debate apontou para a necessidade de colocar os projetos em sintonia para obter ganhos em sinergia administrativa, logística e política. Ao se referir a Projetos de Ecosol o CFES entende serem tanto os oriundo dos editais públicos do geverno federal como o CFES, Mapeamento, Pronasci, Br Local e Bcos Comunitários, por exemplo, quanto os orinundos de iniciativas não governamentais como o Cata-Ação(projeto coordenado por AVINA) e a Instalação da VAR Brasil(empresa multinacional holandesa de reciclagem), entre outros. Foi constituída comissão de trabalho para encaminhar ao Fórum o Calendário de Ações Articuladas entre os projetos em 2011, para divulgação dos eventos que serão realizados no Pará. A comissão foi então composta por: Bárbara(CFES/Mapeamento), Adriana(Br Local), Gercina(Br Local Feminista), Arroyo(Cata-Ação), Edinelma Chagas(Pronasci) e Rose Monteiro(Cataforte). Ficando aberto para a participação de representante do projeto Bancos Comunitários e do projeto de implantação da VAR Brasil, entre outros que venham a ser identificados. Adriana, representante do BR Local, colocou algumas dificuldades nos Municípios:  Juriti, São da Ponta e Pirabas, devido ao atraso do inicio da Execução do Projeto. O BR Local Feminista  e o Pronasci, ressaltaram a necessidade de integração entre os projetos e mais comprometimento com o Fórum Estadual para uma  conscientização  do que estamos fazendo para que se possa ter um bom resultado nos projetos. O ponto de pauta foi encerrado com a decisão da comissão se reunir na Incubadora de Cooperativas da UFPA, dia 17\04\2011,ás 15:00h, sendo que todos os projetos terão que levar para apresentar, seus calendários de atividades em 2011, no intuito que a comissão monte uma calendário articulado para consolidação no FPES.
A pauta referente às Bandeiras Prioritárias ficou para a reunião do dia 03\04\2011.
A reunião da Coordenação Executiva Estadual, ampliada, do FPES foi encerrada às 18h40min do dia 03\03\2011. Sendo esta ata lavrada por Gercina Araújo e João Arroyo, devendo ser aprovada na próxima reunião da CEE FPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário