quinta-feira, 3 de março de 2011

Curso de Fluxos e CIRANDAS


Existe a perspectiva da realização de um curso de Fluxos e CIRANDAS (que é o sistema do Fórum Brasileiro de Economia Solidária), importantíssima ferramenta principalmente para os empreendimentos.

A proposta que aconteça nos dias 14 e 15 de abril, em Belém. Esta data está boa para vocês? (que for participar)
20 vagas para a Oficina de Fluxos (fluxos de saberes entre os empreendimentos, fluxos de poder, de produtos, fluxos materiais, fluxos de comunicação, fluxos de produção etc), com indicações a partir do CFES.
20 vagas para a Oficina sobre Cirandas, com indicações a partir dos FEES.
Temos que nos articular para isso.
Como a previsão da atividade de acontecer no Pará, a Eugênia do IBASE, passou alguns informes à Barbara, conforme poderão verificar no email mais abaixo (esse contato foi no dia 23/03). 
No item do email da Eugênia esta falando, entre outras coisas, o seguinte: "Estamos pensando em contar com uma pessoa de referência no local onde vamos realizar a Oficina para nos apoiar na logística. É essencial que seja alguém do movimento de ES e seria muito bom que fosse alguém ligado às atividades do CFES. Este apoio será remunerado. Vocês poderiam indicar esta pessoa?"
Na mensagem de Daniel, logo abaixo, seguem alguns critérios de participação definidos e os compromissos que deverão ser firmados.
Podemos contar com a articulação dos Fóruns do Norte neste processo? Garantindo participantes compromissados com a multiplicação?
Até de tarde ou no mais tardar amanhã pela manhã, será enviada ficha de inscrição. E a indicação de quantas pessoas poderão participar por Estado.
O IBASE fará seleção das inscrições, então será importante indicar pessoas com perfil técnico, preferencialmente dos empreendimentos, para o curso do CIRANDAS.

Daniel para Bárbara CFES (cópia para Márcia e Andréa, da Coordenação Executiva do FBES na região Norte),

   como vocês devem ter visto na mensagem da Eugênia, precisamos conseguir articular 20 pessoas para o curso de fluxos, e 20 para o curso do Cirandas. Estou à disposição para ajudar especialmente na seleção das 20 pessoas para o curso do Cirandas, com base nos critérios que seguem abaixo neste e-mail.

   Amanhã enviarei a vocês um formulário de inscrição para as 20 pessoas do Cirandas, inclusive com uma distribuição de quantas vagas teremos por estado. Notem que o mais importante é que estas 20 pessoas devem manifestar acordo com um Termo de Compromisso de que vão efetivamente ativar 10 empreendimentos solidários cada um (empreendimentos estes que já estão no cirandas!). 

    Isto é o mais importante para podermos ter, como resultado da Oficina Regional do Nordeste, 200 empreendimentos ativados, com seus sites, produtos, e um cartão de visitas pronto em 6 meses após a Oficina.

    Vejam abaixo os demais critérios que serão usados na seleção. O formulário de inscrição será feito com base nestes critérios:

Critérios para a participação da Oficina Cirandas nos seminários regionais:

1. Saber usar bem computadores e internet
2. Ser referenciado por algum fórum municipal, microrregional ou estadual de Economia Solidária
3. Ter condições de oferecer formação a empreendimentos, ou seja, ter como arrumar uma sala com computadores conectados à internet para o seu curso
4. Indicar os 10 empreendimentos que serão formados ou a estratégia que vai usar para conseguir identificá-los.
5. Assinar um termo comprometendo-se a formar, pelo menos, 10 empreendimentos solidários que têm site no Cirandas, ou seja, que são mapeados, em até 6 meses a partir do seminário regional. Vejam abaixo o que significa "formar empreendimentos no Cirandas":

Formar 10 empreendimentos no Cirandas significa o seguinte: 

Significa oferecer um curso presencial para integrantes de 10 empreendimentos que estão no Cirandas (podem ser um ou mais integrantes de cada um deles).

Estes integrantes de empreendimento devem aprender a usar o Cirandas como usuários e também as funcionalidades de comunidades, além de aprender a editar o seu site.

Mas o mais importante é que o curso tem resultados concretos: Cada empreendimento deve sair com os seguintes resultados concretos:

1) ter ativado seu site no CIRANDAS;
2) ter inserido as informações: configurações básicas, endereço na internet, texto e fotos da página inicial, texto e fotos da página “quem somos”, texto e fotos da página “locais de venda”, e a lista de integrantes;
3) ter inserido os produtos e serviços oferecidos, de modo a completar uma vitrine virtual na internet de seus produtos e serviços;
4) ter produzido um cartão de visitas simples com o nome do empreendimento, os contatos e o site do cirandas, para que o empreendimento possa ir numa gráfica reproduzir. Ou seja, o empreendimento sai com um arquivo que permite ter um cartão de visitas;
5 [opcional!]) ter produzido um pequeno folder com as informações que estão no site para o empreendimento poder ir numa gráfica imprimir com informações e contato do empreendimento.

Eugênia para Bárbara!
Estamos muito felizes em poder, finalmente, realizar as Oficinas Regionais de formação em parceria com os CFES.
Para podermos seguir com a programação e planejamento, alguns pontos:

  1. Gostaríamos de confirmar as data de 14 e 15 de abril, em Belém,  para realização da Oficina, já que compraremos esta semana as passagens da equipe.
  1. Ajudaria muito se vocês pudessem nos passar o valor médio de Oficinas deste porte (40      pessoas), incluindo todas as despesas (passagens, hospedagem, alimentação).
  1. Estamos pensando em contar com uma pessoa de referência no local onde vamos realizar a Oficina para nos apoiar na logística. É essencial que seja alguém do movimento de ES e seria muito bom que fosse alguém ligado às atividades do CFES. Este apoio será remunerado. Vocês poderiam indicar esta pessoa?
  1. Segue em anexo a programação e a metodologia das Oficinas. Como vocês vão ver, a proposta é ter um grupo de 40 pessoas, sendo que 20 terão a formação na parte de fluxos em geral e os outros 20 no Cirandas. Pensamos que deste primeiro grupo é importante que já estejam em processos de formação e que sejam indicados por vocês. Os outros 20 têm que ter algum conhecimento de informática. Estamos pensando em fazer para estes uma seleção diferenciada, já que a idéia é que se tornem “Pontos de Apoio Cirandas”. Claro que seria importante que vocês indicassem pessoas com este perfil também. Quem vai tocar diretamente o processo de seleção deste segundo grupo é o Daniel Tygel. Vamos tentar ao máximo um equilíbrio para participação de pessoas de todos os estados, mas isso depende do orçamento (por isso seria bem importante que vcs nos mandassem uma estimativa de gastos).
  1. Apresento aqui por e-mail a Rozi (copiada a partir de agora em todas as nossas mensagens). Ela vai nos apoiar aqui no Ibase para organizar as Oficinas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário