terça-feira, 1 de março de 2011

Informes nacionais


Semana passada tivemos várias atividades durante nossa reuniao da coordenação executiva do FBES em Brasilia, atividade com a Frente Parlamentar e incidência junto aos Ministerios: MTE com Lupi e com a SENAES.


Tivemos uma conversa longa com a equipe da SENAES e informaram que estão sendo demandados pela Presidenta para apresentar um projeto na linha da erradicação da pobreza, assim como estão sendo demandados todos os ministerios...pelo que pude perceber o Ministro Lupi tem enorme interesses em manter a SENAES no MTE, pois é possivelmente a unica Secretaria que tem intervençao direta na erradicação da pobreza...
Fizemos uma rodada de apresentações falando o que é a Economia Solidária, o que o FBES, qual a nossa proposta para o Desenvolvimento, a nossa proposta da Economia Solidária em outro patamar (Secretaria Especial). Afirmamos a necessidade de manutenção de um espaço para a ES no MTE, mesmo que nossa proposta de criação de uma Secretaria Especial seja aceita por Dilma (não está sendo muito fácil esta nossa luta, mas  gabinete da Presidenta já informou que tem interesses no dialogo com o FBES, inclusive já fizeram contatos com Singer, perguntando se o FBES é a instância civil que deve ser consultada para a questão da ES - e Singer respondeu que sim) . Também nos reportamos a necessidade de ampliação da SENAES de 2 para quatro Departamentos. Além do Departamento de Estudos e Divulgação e Departamento de Fomento, que sejam criados o Departamento que tratará das Finanças Solidárias como um guarda-chuva dos vários projetos que foram constituidos no ambito da SENAES, para dar um tratamento mais especializado (PMNPO, Fundos Rotativos, Bancos Comunitarios e Cooperativismo de Credito) e outro  Departamento de Desenvolvimento Territorial que dê conta de abarcar as várias politicas e de atenção especializada a alguns publicos como: mulheres, comunidades e povos tradicionais, juventude, cultura e agroecologia, a partir de uma visão integrada do Territorio. Esta foi a nossa proposta que vamos protocolar ainda na proxima semana.


Além dos  MTE visitamos mas outros Ministérios: MMA, Secretaria Especial para Mulheres, MDS...em todos tivemos uma receptividade enorme...mas não estamos nos iludindo com isto...De qualquer forma tiramos um saldo positivo do processo e reencaminhamos outras agendas para discutir programas e projetos, posteriormente a estas agendas iniciais.

No MMA foi diretamente com o Ministro...na SPM foi com assessoria de gabinete e no MDS com Ana Fonseca (responsável pela construção do plano geral para erradicação da pobreza no Governo Federal) e equipe.

Outros Ministerios confirmaram agenda durante esta semana, porém tivemos que reagendar por conta de choques de horarios com outras audiencias e para que tivessemos ao menos um dia de reuniao da executiva e tirar alguns encaminhamentos urgentes...

A reunião da executiva do FBES ficou estrangulada por este numero de agendas...como puderam observar...mas acreditamos que este era o momento de pautar a Economia Solidária no governo, através da interlocução da Coordenação Executiva e não apenas da Secretaria do FBES, pois esta responsabilidade não é deles e sim nossa.

Especificamente sobre a reunião da executiva tratamos as seguintes pautas:

1) Reunião de Equipes: 
Articulações Internacionais do FBES 
Assumimos o secretariado técnico de Ripess Lac (por questões de carater politico) e estamos com um enorme desafio para implementar isto com a infinidade de agendas e falta de recursos
O IMS disponibilizou um recurso proveniente de sobra anual de Fundos que chega a R$ 18.000,00 que nos ajudara neste primeiro momento a estabelecer comunicação com as redes latinoamericanas (seria a criação de uma conta skipe para ligações internacionais, alguns equipamentos e contratação de consultoria que nos auxilie com documentos e organização de atividades, uma vez que temos Santa Maria e a Panamazônia ainda este ano. O Recurso foi repassado ao CEDAC que faz parte do FCP/RJ, porém a gestão é decidida dentro deste grupo da Coordenação Executiva.
Durante o encontro latino americano em Medellin, o Brasil assumiu a realização do V Encontro da RIPESS em 2012 e estamos discutindo este processo, pois as demandas internacionais apontam para que aconteça no mesmo periodo da Conferencia da ONU - Rio +20 em maio/2012, Rio de Janeiro. Estamos discutindo a viabilidade disto tudo...

Articulação do GT de Formação - ainda não recebi os resultados do dialogo neste grupo...pois ocorreu no mesmo horario do grupo de relações internacionais, que estou coordenando junto com Shirlei/IMS e Rosana/PE.

2) Projeto de implantação de bases de serviços com a UNITRABALHO
Este é um projeto do FBES com a Unitrabalho e prevê a implantação de 10 bases de serviços em todo o Brasil. temos a perspectiva de 3 para o norte. durante a semana enviaremos maiores informações sobre o processo que iniciamos para articular os projetos, pois haverá processo seletivo.

3) Projeto do MDA com a Caritas/FBES
A Secretaria Executiva teve uma serie de dificuldades e ainda não recebemos a segunda parcela deste recurso. Nossa reunião da Coordenação Nacional esta dentro deste projeto.

4) Avaliação da Secretaria Executiva 
Foi criado um comite de acompanhamento formado: por mim, Clóvis, Márcia e Rizoneide

5) Reunião da Coordenação Nacional e V Plenária Nacional
Estamos propondo para junho/2011 (vamos encaminhar um email durante a semana a todos os FEES ponderando algumas situações)
Temos novidades sobre Economia Solidária no Pará?


Espero ter atualizado um pouco da nossa semana.


Abraços

Andréa
69 9234-7658
69 8107-9485 (agora com TIM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário