quarta-feira, 30 de março de 2011


Xinguara e o Sul do Pará firmes na construção do FPES

Estamos aqui em Xinguara, mas sempre nos sentido parte do processo de articulação e construção estadual da Ecosol.
Por exemplo, dia 09 de abril proximo, teremos um Feira de Economia Solidária em Floresta do Araguaia, articulando empreendimentos solidários daquele municipio, também de Conceição do Araguaia, Rio Maria e Xinguara, motivando a Economia Solidária de Floresta do Araguaia.
 E tem mais...

domingo, 27 de março de 2011

Mais documentos do FPES recuperados

 Agora nossa 
Carta de Princípios do FPES

Veja, na íntegra clicando em "leia mais", a manifestação da companheira Joana Mota, nossa  representante no Conselho Nacional de Economia Solidária.

Com mais esta contribuição vamos remontando nossa memória.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Documento Recuperado



Graças ao arquivo, muito bem cuidado, da companheira Heloisa(Marista) recuperamos a Carta Circular que registra as entidades eleitas no fim de 2009 para compor a Executiva Estadual do FPES, confira e analise bem:

quarta-feira, 16 de março de 2011

FEPS entrega proposta de Lei Municipal de Ecosol ao ver. Otávio Pinheiro, 
em sessão especial



Ontem, dia 15 de março de 2011, a Câmara Municipal de Belém realizou Sessão Especial sobre Economia Solidária proposta pelo ver. Otávio Pinheiro. Na ocasião, Gercina Araújo representando o Fórum Paraense e João Claudio Arroyo, representando o Fórum Brasileiro de economia Solidária, entregaram ao vereador proposta de Lei Municipal de Ecosol para Belém, capital que, desde 2000, através do Banco do Povo tem sido palco de grandes avanços da Economia Solidária.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Rio+20 é marcada para junho do ano que vem

Foi concluída nesta semana a segunda reunião preparatória para a Rio+20, que marca os 20 anos da Eco-92. Os países escolheram a data do evento: de 4 e 6 de junho de 2012. Para o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, nesses quase 20 anos, algumas coisas foram bem e outras, nem tanto. "A Rio+20 é a chance de a humanidade se comprometer com a transição para a economia verde e tirar as pessoas da pobreza. Não podemos esperar mais 20 anos", disse o chinês Sha Zukang, secretário-geral para a conferência do Rio - OESP, 11/3, Vida, p.A18.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Participe do debate sobre a Lei Municipal de Ecosol de Belém

O  Forum Paraense de Economia Solidária está solicitando a presença dos companheiros da Setorial, Empreendimentos e Entidades de Apoio, de Economia Solidária, para o acompanhamento da preparatória do Marco Legal- sobre a Lei Municipal de Economia Solidária em Moaqueiro na Baia do Sol reconfirmando a data e a hora 11\03\2011 ás 09:00hs no Banco Tupinambá. 


Já organizamos a proposta de Projeto de Lei Municipal, já postada em nosso blog, e precisamos debater e acompanhar a dicussão com os empreendedores de ecosol.


A Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém, será dia 15 de março de 2011. Agende-se

quarta-feira, 9 de março de 2011

Proposta de LEI MUNICIPAL de Ecosol para Belém

Conforme deliberação da reunião da Coordenação Executiva Estadual, registrada em ata, a comissão para elaboração de proposta de lei municipal reuniu-se na Faam às 15:30h. Presentes: Gercina Araujo, Beatriz Lima e João Arroyo. Ausentes: Adriana barros, José Oeiras, João Correa, Nilza e Seu Miguel. 
Após pesquisa, a comissão elegeu a Lei Municipal de Londrina e fez adaptações para a proposta do FPES que a partir daqui fica para discussão. 
Clique em "leia mais" e veja a proposta na íntegra.
Participem, deixem suas críticas e sugestões em "Comentários" logo abaixo.

terça-feira, 8 de março de 2011

Programação Preliminar da II Feira Panamazonia de Economia Solidaria e Agricultura Familiar

A Programação Preliminar, dos eventos que aconterão entre 19 e 24 de outubro de 2011 em Rio Branco-AC, foi anexada ao site criado especialmente para este evento. 

As novas atividades serão atualizadas assim que recebermos as informações de nossas redes e poderão ser visualizadas no site:http://panamazonia2010.blogspot.com/2010/09/programacao-preliminar_1941.html


Mas precisamos definir quem vai representar o FPES nesta articulação, para já organizar nossa delegação. Quem topa? Manifeste-se em "Comentários", abaixo.

segunda-feira, 7 de março de 2011

ATA DA REUNIÃO de 03 de março de 2011 da Coordenação Executiva, Ampliada, do Fórum Paraense de Economia Solidária


Acompanhe as Atas das reuniões do FPES, assim vc fica por dentro do que está acontecendo, o que foi decidido, quem ficou de fazer o que. Tudo com o máximo de transparência. E, se vc quiser se manifestar é só  clicar em COMENTÁRIOS e registrar sua posição ou opinião sobre o que quiser. O FPES é seu. Quanto mais forte ele for, mais forte será vc, seu empreendimento, as entidades, todos e todas nós. Clique abaixo em leia mais e veja a Ata na íntegra.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Termo de Adesão ao FPES

Venha ser membro do  
Fórum Paraense de Economia Solidária. 
E mesmo quem já é membro, precisa se recadastrar.
Clique em leia mais e copie aqui o Termo de Adesão ao FPES e mande para forumparaecosol@hotmail.com junto com o formulário de (re)cadastramento, acessível neste mesmo blog, logo abaixo. Nossa força é a nossa organização  

Formulário de recadastramento no FPES, copie aqui



Solicite já o seu cadastramento no Fórum Paraense de Economia Solidária, clique em leia mais visualize o formulário, selecione todo e copie(Ctrl+C) e depois cole(Ctrl+V) em documento do Word. Preencha e envie por email para forumparaecosol@hotmail.com
Agora o cadastramento no FPES dará direito à certificado para expor no empreendimento ou entidade, presença nos eventos e feiras além de outras oportunidades, se tiver dúvidas entre em contato pelo email do FPES, logo acima.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Conferências Nacionais previstas para 2011



Até agora estão previstas 13 grandes conferências nacionais de políticas públicas muito importantes, com destaque para a Conferência sobre Transparência e Participação Social que, somado ao processo de Reforma Política que está por entrar na pauta do Congresso, terá importante impacto na vida política do país como um todo e em todas as esferas. Mas é preciso entender que este é mais um espaço, e momento, de disputa política para o qual temos que nos preparar e agir com firmeza.

Curso de Fluxos e CIRANDAS


Existe a perspectiva da realização de um curso de Fluxos e CIRANDAS (que é o sistema do Fórum Brasileiro de Economia Solidária), importantíssima ferramenta principalmente para os empreendimentos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Informes nacionais


Semana passada tivemos várias atividades durante nossa reuniao da coordenação executiva do FBES em Brasilia, atividade com a Frente Parlamentar e incidência junto aos Ministerios: MTE com Lupi e com a SENAES.